Qual é o ar condicionado certo? Modelos e custos

Um “século de verão” após o outro: Mesmo em nossas latitudes, os sistemas de ar condicionado na sala de estar estão se tornando cada vez mais essenciais – o resfriamento é tão importante quanto o aquecimento hoje. Nós dizemos qual sistema é adequado para você.

 FAÇA UMA PERGUNTA A UM PROFISSIONAL GRATUITAMENTE

Poupança dica:

Antes de se apressar em comprar um ar condicionado caro, verifique se não é possível criar um clima interno mais frio com filtro solar aprimorado ou aparelhos mais eficientes. Uma consulta gratuita sobre energia o ajudará.

Verão com semanas de temperaturas prolongadas bem acima de 30 graus? Os chamados dias e noites tropicais em nossas latitudes estão aumentando devido às mudanças climáticas. Mordido pelo calor, estamos cada vez mais procurando interiores com ar-condicionado.

Tecnologia cool: Air split units & Co

Os aparelhos de ar condicionado estão disponíveis em várias versões técnicas. Eles podem esfriar, desumidificar, filtrar e até aquecer o ar da sala. Eles podem ser usados ​​como unidades independentes , como aparelhos de ar condicionado split , instalados na parede ou como um sistema completo de ar condicionado . Ao usar filtros apropriados, também é possível manter o ar em um alto grau de pólen e sem poeira.

Quais fatores determinam o tipo de ar condicionado?

Para o correto dimensionamento do ar condicionado, você deve definitivamente consultar um especialista. Ele encontrará a solução certa junto com você, considerando os seguintes fatores:

  • volume do quarto com ar condicionado
  • Capacidade de armazenamento de calor do edifício
  • Grau de isolamento térmico de paredes externas, tetos e janelas
  • Opções de área e sombra de vidro
  • Posicionamento dos quartos (direção, loft, …)
  • Número de pessoas na sala
  • Fontes de calor na sala (lâmpada, computador, …)
  • aplicação ideal para aparelhos de ar condicionado

Em princípio, deve ser verificado antes de dimensionar uma unidade de ar condicionado se a capacidade de refrigeração necessária não pode ser reduzida antecipadamente, melhorando o isolamento térmico (por exemplo, em coberturas) ou protegendo grandes superfícies de vidro.

Dispositivo de divisão climática vs. unidade compacta

  1. Separadores de ar condicionado: a funcionalidade é a mesma que para os aparelhos de ar condicionado móveis; no entanto, as peças do dispositivo são montadas permanentemente e os cabos de conexão não podem ser solucionados. A unidade da sala (unidade de refrigeração) pode ser projetada como uma unidade de parede, teto ou baús. A parte externa do dispositivo à prova de intempéries (condensador) é fixada ao ar livre. Esse design garante uma operação silenciosa na sala. Com a execução apropriada deste dispositivo, é possível uma operação de aquecimento (durante o período de transição).
  2. Aparelhos de ar condicionado compactos para instalação em paredes ou janelas externas: esse design economiza bastante espaço, pois todos os componentes estão alojados em um compartimento compacto. A instalação é limitada a dois orifícios para o ar de refrigeração – o ar aquecido é direcionado para o ar livre. Em termos de eficiência energética e conforto (volume!), Vence, mas geralmente a unidade de divisão de ar.

Dicas para instalação interna e externa de ar condicionado

Observe o seguinte ao instalar uma unidade interna :

  • Escolha o local da instalação para que o ar resfriado flua pela sala uniformemente
  • Não coloque nas imediações de assentos ou locais de trabalho devido à perturbação do fluxo de ar
  • Não instale próximo a fontes de calor
  • Para instalações no teto, o fluxo de ar não deve ser perturbado por vigas transversais, vigas ou luzes
  • Observe a drenagem de condensação para dispositivos instalados permanentemente

Para instalação externa, aplica-se:

  • Evite locais com poeira pesada
  • A direção do sopro de ar deve corresponder à direção do vento principal
  • Observe os regulamentos oficiais (fachadas!)
  • Se possível, monte em locais sem luz solar direta (por exemplo, lado norte)
  • Escolha um local para que os vizinhos não sejam perturbados por correntes de ar e ruídos

Regra de ouro:

A temperatura na sala deve ser max. 6 ° C abaixo da temperatura externa. A propósito, isso também se aplica aos carros! Idealmente, a temperatura ambiente deve estar entre 24 e 28 graus Celsius no modo de resfriamento.

Importante para operar e manter sistemas de ar condicionado

Verifique se as janelas estão sempre fechadas durante a operação e se as aberturas de entrada e saída de ar não estão cobertas. Verifique os filtros de ar quanto a sujeira em intervalos regulares . Se necessário, limpe os filtros (aspirador de pó ou lave e seque) ou substitua. Uma vez por ano, você deve procurar um especialista para manutenção, caso contrário, bactérias e fungos podem se espalhar nos filtros e tubulações. Muitas empresas oferecem uma taxa de serviço para a manutenção anual. Preço: 110-240 euros.

Dicas para comprar um ar condicionado: custo e conforto

A questão do conforto: pense se o dispositivo deve apenas esfriar ou aquecer e se você também deseja filtrar o ar. Uma vez que isso tenha sido esclarecido, ligue o dispositivo no revendedor e garanta uma operação silenciosa. Leve também em consideração os limites operacionais especificados dos dispositivos e a facilidade de uso (por exemplo, controle remoto com pré-programação). Também saídas de ar ajustáveis ​​na sala podem ser benéficas. Quanto mais conforto, mais caro é o dispositivo.

A questão do custo: Dependendo do revendedor, marca e funcionalidade, você deve desembolsar com entrega e instalação durchschittlich 2.500 euros (em um apartamento de 90 metros quadrados). Os custos mínimos sem entrega e instalação, como para um ar condicionado split, de acordo com um teste do AK Vienna a uma média de 1.500 euros. Os dispositivos móveis (por exemplo, para uma sala de 25 a 30 metros quadrados com três metros de altura) são muito mais baratos, com uma média de 510 euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *